Videos Selecionados

O choque de dois impérios e a Idade Moderna que surge- 1453.

Publicado em 16/09/2013

O período da história entre 1865 e 1918 é marcado pela ascensão dos Estados Unidos como uma das maiores potências militares, políticas e econômicas do mundo.
O início deste período caracteriza-se pela reconstrução de um país destruído pela Guerra Civil Americana. O crescimento da industrialização americana que iniciara-se no início do século XIX aumentou drasticamente após a Guerra Civil Americana, onde o país passou por uma Revolução industrial. Técnicas mais modernas, rápidas e eficientes de produção industrial aumentaram drasticamente a capacidade de produção das fábricas americanas. A construção de uma grande malha ferroviária ao longo do país fez com o transporte de produtos de um ponto a outro do país tornasse prático e rápido. Inventores desenvolveram diversos novos produtos. O comércio por atacado e varejo do país prosperou, e grandes empresas surgiram.
Durante este período, o crescimento industrial dos Estados Unidos renderam-lhes grandes efeitos. Cidades tornaram-se os principais centros econômicos do país, e a indústria de manufaturação e finanças superaram a agricultura e a pecuária como as principais fontes de renda dos Estados Unidos. O processo de industrialização elevou drasticamente a migração rural. No final da Guerra Civil Americana, cerca de um quarto da população americana vivia em cidades. Em 1918, metade da população do país vivia em áreas urbanas. Além disso, este período também é marcado pela grande e improcedente imigração de europeus ao país.
Porém, mesmo com o fim da Guerra Civil Americana e da derrota dos estados do Sul, que haviam secedido dos Estados Unidos em 1861, o país continuava dividido politicamente, socialmente e economicamente. Logo após a guerra, a política de Reconstrução perdurou por mais de uma década. A política de Reconstrução, tendo imposto termos humilhantes aos estados do Sul, ajudou a atiçar a diferença entre o Sul e o resto do país. A maior parte da industrialização e do crescimento econômico americano entre 1865 e 1918 ocorreu no Centro-Oeste e principalmente no Norte - enquanto que a economia do Sul, completamente destruída pela Guerra Civil, demoraria décadas para recuperar-se, e grande industrialização ocorreria somente após as primeiras décadas do século XX.
Este período da história americana também é marcado pelo aumento da participação americana em eventos internacionais. O poder das Forças Armadas Americanas aumentou drasticamente, a influência do país no cenário mundial cresceu, e os Estados Unidos tornaram-se uma potência mundial.
Revolução Industrial - USA - Norte americana (Documentário Completo Dublado) Filmes Series
Assista Series, Animes, Filmes, Ovas, Desenhos, Documentários e vários vídeos legais.

Por uma outra globalização - Prof. Milton Santos.

Publicado em 12/09/2012

Nesta entrevista, concedida um ano antes de sua morte, o Prof º. Milton Santos apresenta uma nova interpretação da globalização a partir do livro "Por uma outra globalização". Frente à inquietação cautelosa do Bóris, numa tentativa de contra-argumentar as colocações feitas pelo entrevistado, prevaleceu a força das ideias e o rigor da análise diante dos fatos.

Enviado em 31/05/2011

Série narrada pelo historiador Bóris Fausto e que, por meio de documentos e imagens de arquivo, traça um panorama político, social e econômico do País, desde os tempos coloniais até os dias atuais. A série é composta, ainda, de entrevistas com algumas personalidades que ajudaram a escrever essa história.

http://tvescola.mec.gov.br/

  • Categoria

  • Licença

    Licença padrão do YouTube

Vídeos adicionais

Enviado em 28/03/2011

O intelectual Demétrio Magnoli fala sobre os partidos políticos brasileiros no Fórum Rumos da Cidadania 2009 do Instituto Prometheus - São Paulo

Para ver a palestra na íntegra:
http://www.youtube.com/watch?v=Ig5sAv...

Um comunista desiludido - Yuri Bezmenov - Iludir era meu trabalho.

Publicado em 24/01/2013

Ex-agente da KGB, Yuri Alexandrovitch Bezmenov (1939 - 1993), filho de um oficial de alta patente Soviética, era um membro do braço de propaganda elite da KGB, a Agência de Imprensa Novasti. Ele participou muito do que é chamado de subversão ideológica nos países alvos da URSS, como acompanhar os jornalistas a visitar a União Soviética para se certificar que não descobrir a verdade sobre como era a vida lá.

Quando foi designado para ir para a Índia, e tendo conhecimento de uma outra cultura, ele se desiludiu com o comunismo e desertou, fugindo para o Canadá.

Yuri concedeu esta entrevista para G. Edward Griffin, onde ele conta como os comunistas usaram a propaganda contra seus próprios cidadãos, como ele enganou jornalistas americanos em publicar propaganda soviética, como trabalhadores escravos estavam escondidos dos visitantes estrangeiros e como escapou para a oeste, correndo grande perigo de vida.

O Vídeo inclui muitas fotografias trazidas com ele em microfilme, no momento da sua fuga.

créditos da descrição: http://www.youtube.com/user/JamilFeli...

Um capitalista desiludido - Marlon de Souza - Animação - Homem capitalista.