Textos para Leitura

Texto 1 - Um bom livro para conhecer Napoleão Bonaparte.

Gravura clássica de Napoléão_BDWebB
Gravura clássica de Napoléão_BDWebB

Um pouco da Biografia de Napoleão Bonaparte

 

Nasci na cidade de Ajaccio, em uma das mais belas ilhas mediterrâneas, a Córsega, em 1769. Esse foi um ano triste, pois foi o ano em que a minha ilha foi conquistada pela França. Meu pai, Carlo Bonaparte, aliou-se aos franceses e ocupou altos postos  administração local. Graças à ajuda do governador francês da Córsega, meu pai me inscreveu quando eu tinha dez anos na escola militar de Brienne, na Champanha.

 

Foi em Brienne que comecei minha luta por um pouco de paz. Hum! Como aqueles garotos da escola ousavam pronunciar o meu nome com acento corso, o que soa como "Napolioné" Na-paille-au-nez ( palha no nariz)...”

Leia mais:

http://www.caiozip.com/napo.htm

Caricatura de D. João VI_BDWebB
Caricatura de D. João VI_BDWebB

Texto 2: Império: O dono do mundo

Napoleão Bonaparte está no auge e nada parece segurar
sua sede de poder – exceto uma certa Marinha inglesa

 

O homem mais poderoso do mundo ainda fumega de raiva quando se lembra de um dos menos poderosos, no momento. "O único que me enganou", costuma dizer Napoleão Bonaparte, autoproclamado imperador dos franceses, que tem a Europa quase inteira a seus pequenos e vitoriosos pés, mas não conseguiu impedir a fuga do príncipe João, o regente português recém-chegado ao Rio de Janeiro.

 

Para Napoleão, na prática, tanto faz: seu Exército tomou Portugal quase num piscar de olhos – menos de quinze dias – e um de seus fiéis generais, Jean-Andoche Junot, governa o país como preposto do poder imperial francês. O ardil dos portugueses, no entanto, pode sinalizar um ponto de inflexão na maré napoleônica...”  

Leia mais:

http://veja.abril.com.br/especiais/1808/p_030.html

E foi assim que D.João foi o único príncipe europeu a enganar Napoleão!
E foi assim que D.João foi o único príncipe europeu a enganar Napoleão!

Entrar em Sites Selecionados

 

               Retornar à Área de Testes.